7 aplicativos gratuitos para escritores

Hoje eu quero falar sobre um assunto que eu particularmente sempre gostei bastante como escritora, eu adoro aplicativos e sites que ajudam a me organizar, que trazem alguns recursos diferentes, enfim, que ajudam em vários aspectos da escrita.

E o melhor: todos esses aplicativos estão disponíveis para iOS, para Android e também na versão web caso você prefira usar o computador. E todos são gratuitos!

Você também pode assistir a este conteúdo no vídeo abaixo, ou então continuar lendo em seguida 🙂

1. Google Docs

Sinceramente, eu acho que eu deveria ganhar um dinheiro do Google de tanto que eu faço propaganda do Google Docs. Qualquer pessoa que me conta que perdeu ou esqueceu um arquivo em alguma máquina, eu indico esse aplicativo.

A principal vantagem dele é você poder acessar de qualquer lugar porque ele fica salvo online, então fica na nuvem e você acessa de onde quiser. Isso é importante porque enquanto você escreve ele já vai estar salvando automaticamente, então não vai ter perda se seu computador estragar. Além disso, eu pelo menos gosto de escrever em vários lugares, em várias situações. Quando eu trabalhava fora de casa, às vezes pegava a hora do almoço pra escrever um pouco, e chegando em casa podia acessar que já estava lá, não preciso ficar transportando de um lugar pra outro. Também dá pra mexer no celular, pra quem gosta de usar o celular. Já faz algum tempo que todos meus projetos de escrita estão lá que é onde eu sei que eles estão seguros e não vão pra lugar nenhum.

2. Google Planilhas

Sei que pode parecer um pouco estranho usar planilhas para a escrita, mas eu gosto muito de organizar em tabelas, principalmente a parte de planejamento do meu livro. A princípio, as planilhas parecem aquela coisa chata, quadradinha, cheia de funções — e eu definitivamente não sei usar todas essas funções — mas eu gosto de transformar numa coisa mais bonitinha, mais funcional, e é super útil pra organizar suas ideias, seu planejamento de livros.

Você pode fazer uma coisa mais ou menos como essa:

Quem comprou o meu livro “Como planejar seu livro” já conhece essa planilha, que é a apostila digital de planejamento que está inclusa nesse livro. Ela mostra alguns exemplos do que eu gosto de fazer com as planilhas, então você pode montar um molde, digamos, que organize como se fosse uma parede cheia de post-its pra você organizar suas anotações, uma página simples de anotações, um checklist pra ir marcando as coisas que você quer passar, e assim por diante.

No momento, estou escrevendo uma história e tenho um planilha completa, que é essa apostila de planejamento. Tem várias tabelas dentro do mesmo documento, então uma listando capítulo por capítulo o que acontece, outra com uma ficha para cada personagem, outra com um checklist para cada um dos atos, e assim por diante. Aliás, comente aqui embaixo se você gostaria de um tutorial passo a passo de como fazer uma planilha nesse modelo, algo para você se organizar melhor.

3. Celtx

Esse é um aplicativo principalmente muito importante pra quem quer escrever roteiros, seja de curta, longa ou documentário. O Celtx é muito bom para isso porque ele já vem com a formatação de roteiro. Quem já estudou um pouco sobre roteiro sabe que ele tem uma formatação um pouco chatinha, principalmente se você for fazer manualmente, no Word ou no Google Docs. Então o Celtx já tem vários atalhos que fazem ficar super fácil você montar um roteiro.

Eu terminei um roteiro esse ano e escrevi inteiro lá, foi bem prático. Mas ele também tem outros modelos, para escrever um romance ou outros formatos também. Você pode fazer pastas com seus projetos, subir documentos que já tem e continuar escrevendo lá — ele também é um ambiente online então vai salvar numa nuvem, você pode ir do computador para o aplicativo e vice-versa. E você também pode subir imagens que você queira reunir nessa pasta, como um conteúdo adicional.

Na versão paga, você também tem acesso a algumas fichas onde você pode organizar melhor a sua história, storyboards onde você pode desenhar passo a passo do seu filme e um número ilimitado de pastas onde colocar seus projetos.

4. Evernote

Um dos aplicativos mais completos pra tomar notas e organizar seus projetos em geral. Isso porque ele permite uma infinidade de tipos de documento, então você pode fazer pastas e colocar dentro delas textos, links, imagens, áudios… Praticamente todo tipo de coisa. Então é legal pra quando você tem vários tipos de referência, às vezes você viu uma imagem que te lembra um personagem, gravou um áudio com uma ideia que você quer escrever depois, achou um link na internet que pode ser útil para o seu world building, e assim por diante. Você pode até desenhar dentro do aplicativo, enfim, dá pra deixar a imaginação rolar solta.

Ele também sincroniza dentro da sua conta, e isso pra mim é uma coisa muito importante porque eu já perdi várias coisas porque o computador deu pau ou eu esqueci onde guardei. A única desvantagem do Evernote, ao meu ver — inclusive vou ser bem sincera com vocês e falar que no momento eu não estou usando ele — é que ele ocupa bastante espaço no seu celular. É um aplicativo bem pesado por reunir todas essas coisas e ter elas sempre de fácil acesso. Mas, se você tem um espaço sobrando e gostaria de testar eu super recomendo, ele é muito bom e fácil de usar.

5. Notebooks

O Notebooks é bem parecido com o Evernote, com uma proposta parecida onde você vai fazer pastas para reunir vários tipos de documentos e formatos, mas ele é um aplicativo bem mais leve, então pode ser uma solução caso você não se adapte tão bem com o Evernote por causa desse tamanho dele.

O que eu acho legal do Notebook também é que você vai criar cadernos, e quando abrir tem como uma biblioteca dos seus caderninhos, então você pode fazer um para cada projeto de escrita, um caderno de receitas, planos para a próxima viagem… É muito legal para organização em geral, não só de projetos de escrita.

6. WordPress

Recomendo tanto para ler quanto para escrever. Eu acho que é muito importante para os autores manter um blog — claro que isso vai depender do seu objetivo de carreira, de como você quer que seja sua presença online, mas eu acho interessante.

Primeiro, para exercitar sempre o músculo da escrita, porque você não precisa estar sempre escrevendo grandes livros épicos e trilogias gigantes. Escrever esses artigos, essas coisas menores, vai te ajudar com certeza a desenvolver sua escrita. E também porque vai fazer você ser visto de forma online. A gente sabe que hoje em dia isso é muito importante, as editoras, os agentes, às vezes até uma organização que está escolhendo um prêmio quer saber sobre nossa presença online, então essa é uma maneira muito legal de se mostrar e mostrar um pouco de como é sua escrita.

Também é um site incrível para você ler — o que é outra coisa muito importante pra qualquer escritor fazer, com certeza. Você pode seguir blogs de diferentes áreas, sejam relacionadas diretamente à escrita ou não, e sempre estar lendo para exercitar seu olhar crítico e desenvolver sua escrita mesmo que indiretamente.

7. Pinterest

Eu não sei se você já usa esse aplicativo para os seus projetos de escrita, mas se não eu recomendo muito. Geralmente, assim que começo um projeto de escrita eu já corro para o Pinterest. Inclusive, a pasta do projeto que eu tenho agora já tem acho que quase 100 pins e, escrevendo mesmo, ainda estou no segundo capítulo.

Caso você não conheça, o Pinterest é um site voltado para inspirações. Então ele tem imagens de toda a internet que você usa para se inspirar. Você pode, por exemplo, fazer uma pasta para o seu apartamento e colocar imagens de como quer que seja a decoração, uma pasta sobre estilo de roupas, receitas, e por aí vai, funciona para várias áreas.

E é um recurso incrível para o escritor: você pode fazer uma pasta geral para o seu livro, como eu tenho para alguns, e procurar esses “pins”, essas coisas que têm a ver com o universo do seu livro. Você pode fazer pastas específicas para cada personagem, que eu tenho também. Inclusive, dá uma olhadinha no meu Pinterest para saber mais ou menos o que fazer e começar a sua também. Uma dica legal se você não sabe por onde começar é procurar por personagens ou livros ou universos que são parecidos com os seus, e ver os pins que vão aparecer, ver o que você acha que tem a ver e salvar nos seus. Você também pode, na área de busca, procurar por qualquer coisa, desde o nome de uma atriz que talvez você imagine como seu personagem, como frases sobre amor ou qualquer coisa que você acha que caiba nesse contexto. Depois de você salvar alguns pins, você pode ir lá na pasta e clicar em “Mais ideias”, e o próprio algoritmo do Pinterest vai te sugerir coisas parecidas para você ir adicionando.

Se você gostou desse conteúdo, eu quero pedir por favor que você curta e compartilhe com seus amigos, com seus amigos escritores ou alguém que só precisa dar uma organizada nas suas ideias e na sua vida. Me dá uma força compartilhando esse artigo, ou o vídeo, e até a próxima!

Publicado por Aléxia

Escritora de sonhos, sonhadora do impossível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: