Sinopse x argumento x logline | #GlossárioLiterário

Depois de descobrir que muitas pessoas da própria área desconhecem alguns dos termos, resolvi começar essa série de posts e vídeos com termos comuns no mundo literário para que nós cresçamos juntos. Pode ser difícil encontrar conteúdos como esse em português, e os termos que vou mostrar nesse post são materiais essenciais para você ter em mãos na hora de vender a sua história. Você nunca sabe quando a oportunidade pode surgir!

Se existe algum termo que você quer saber mais sobre, deixe nos comentários 😉

Você pode ver o conteúdo desse artigo em formato de vídeo abaixo. Mas, se preferir, após ele está a versão escrita.

O que é sinopse?

É como se fosse o trailer do filme. Você conta o bastante sobre a história para deixar a pessoa fisgada e se perguntando o que vai acontecer em seguida. Tem que ser deixada uma grande questão para qual a pessoa só saberá a resposta se ler o livro inteiro. É geralmente um material mais comercial, como serve para o público final. Será desenvolvido junto da equipe da editora, pois é, em partes, uma propaganda do livro.

  • TAMANHO: Um parágrafo
  • CARACTERÍSTICAS: Comercial, fisgar sem entregar
  • PÚBLICO-ALVO: Leitores e imprensa

Como exemplo, segue abaixo a sinopse de “Antes que eu me perca”, roteiro de longa-metragem que estou desenvolvendo no momento:

Helena sente-se presa no Brasil conservador dos anos 20. Tudo o que quer é se livrar dos pais e da vida que eles já planejaram para ela — até porque está apaixonada por uma mulher, com quem quer fugir. Mas, quando o pai descobre isso, envia-a ao Hospital Colônia de Barbacena. E o que era para ser um hospital psiquiátrico sério, àquela altura, havia virado um inferno na terra: qualquer pessoa que fugisse às regras da sociedade era mandada para lá, e a superlotação trouxe fome, sede, má higiene e muitas mortes — agravadas pelo costume de realizar terapias de choque. Agora, não é mais questão de liberdade: Helena deve lutar para sobreviver.

Top 30 To Read GIFs | Find the best GIF on Gfycat

O que é argumento?

Esse já é um material mais interno, ou seja, que você vai usar para vender sua ideia para agentes, editores, concursos, etc. O argumento é um grande resumo da sua história, do começo ao fim, mas também com uma pegada de propaganda (no sentido de que você quer convencer quem está lendo a investir nesse material). Então você não vai simplesmente contar de forma resumida a série de acontecimentos, mas mostrar porque a sua história vale a pena. Esse material é mais comummente utilizado para materiais audiovisuais — quando roteiristas propõem séries para financiamento, por exemplo, esse geralmente é o documento que convencerá os investidores. Pode ser feito o roteiro apenas do piloto e o argumento com a sinopse de cada episódio, a descrição de cada personagem, referências visuais, etc. O tamanho também pode variar bastante — no ano passado, eu participei de um concurso de argumentos de roteiro de longa-metragem onde o limite era de 3 páginas.

  • TAMANHO: 3 a 20 páginas (depende do projeto)
  • CARACTERÍSTICAS: Conta toda a história realçando características que mostrem porque a história merece ser contada
  • PÚBLICO-ALVO: Investidores, editores, editais

Clique aqui para ler o argumento de “Antes que eu me perca”, que foi o oitavo colocado no Prêmio LATINX 2019 (sob o nome “O pôr do sol em Barbacena).

O que é logline?

A logline é o material mais resumido que pode vender a sua história. É apenas uma frase que resume e instiga. Ela pode ser usada tanto para o público interno, como por exemplo num concurso literário, quanto para o externo na hora da venda. Pense naquela frase que vai no topo do pôster de um filme.

  • TAMANHO: Uma frase
  • CARACTERÍSTICAS: Instigante e entrega o tema
  • PÚBLICO-ALVO: Interno ou externo

Essa é a logline de “Antes que eu me perca”:

Enquanto os sãos iam presos, a doença da intolerância corria livre no Brasil.

E você, já tem esses materiais para a sua história? Qual deles você achou o mais difícil de fazer?

Salve essa imagem no seu Pinterest clicando aqui!

Publicado por Aléxia

Escritora de sonhos, sonhadora do impossível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: