Como trabalhar em home office (dicas para se organizar)

Dos inúmeros desafios que a pandemia trouxe, um deles foi se adaptar a trabalhar em casa – o famoso home office. Recentemente, eu realizei um plano já de longa data ao começar a praticar isso, numa empresa que já havia implantado esse sistema antes da quarentena. Por isso, separei algumas dicas para quem ainda está com dificuldades de se adaptar a essa nova realidade.

Se preferir, também fiz um vídeo falando sobre isso, que você pode ver abaixo. Depois dele, o texto que resume esse mesmo conteúdo.

Tenha um local apenas para trabalho

Não por que você está em casa que pode trabalhar enquanto vê TV, ou no celular enquanto deita na cama, ao mesmo tempo em que estende roupas… Isso atrapalha não só na produtividade do trabalho, mas também na sua capacidade de relaxar depois dele. Separar o local de trabalho do local de lazer (mesmo que estejam a passos de distância) ajuda a definir esse limite entre seus afazeres.

Mantenha horários fixos

Se você não tem um trabalho com horários formais, defina os momentos do dia em que vai sentar para trabalhar naquele projeto específico. E mesmo que você tenha, é importante também programar o que vai acontecer antes, nos intervalos e depois do horário de trabalho. Assim, você define em quais dias e horários pode focar em seus projetos pessoais, e deixa de sofrer aquela pressão do “deveria estar fazendo tal coisa” a todo o momento.

Para te ajudar na organização, eu fiz um calendário de planejamento semanal que você pode baixar gratuitamente clicando no link. Para editar, vá em “Arquivo > Fazer uma cópia“, e adapte com seus próprios horários e atividades.

Planeje intervalos

Passar o dia inteiro sentado em frente ao computador mata a produtividade e a sua saúde de uma vez só. Além do intervalo de almoço, programe pequenos intervalos para dar uma caminhada pela sala, tomar um café e deixar a mente espairecer para que você possa retornar com a mente descansada.

Saiba desligar/relaxar

Tão importante quanto foca no trabalho é saber quando parar. Ao contrário do que se imaginava, muitas pessoas estão trabalhando bem mais em casa do que estariam no escritório. Estar morando e trabalhando no mesmo local dificulta essa distinção, e as pessoas passam a ficar disponíveis 24 horas por dia. Se você não tem chefes e horários definidos, defina com seus clientes e colaboradores quais são os horários em que você estará disponível, e fora deles, desligue o computador e notificações e programe o que fazer na sua noite também. Tenha um ritual que se inicia já no momento em que o trabalho acaba, para entrar no estado mental do descanso.

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

[foto de Huseyn Kamaladdin no pexels]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s