5 maneiras de apoiar artistas sem gastar

Você já deve saber sobre a importância de apoiar artistas independentes. Nós dependemos das pessoas à nossa volta para ter chance de crescer, e portanto, é muito importante valorizar a arte local. Porém, já ouvi muitas vezes (e certamente não sou a única) conhecidos dizerem que “gostariam, mas não tem dinheiro” para comprar coisas minhas. É claro que isso é completamente aceitável, mas também existem outros jeitos de ajudar na carreira do coleguinha!

1. Use suas redes sociais

Instagram GIF by Fran Solo

Estamos na era em que celebridades, marcas e fenômenos são criados do dia para a noite graças à internet. Sua capacidade de alcance é incrível, e para um artista, uma ferramenta muito poderosa. Por isso, sempre que ver um anúncio de produto, serviço ou conteúdo online, tire um tempo para curtir, comentar e compartilhar. De vez em quando, vale até compartilhar em suas páginas mesmo que o assunto não te interesse diretamente; afinal, você pode replicar o conteúdo a outras pessoas. Além disso, os números de curtidas, visualizações e interações em geral são o que ajuda a chamar a atenção de marcas para possíveis parcerias.

2. Dê feedback

talking talk to me GIF by Alex Bradt

Se você já consumiu algo do artista, ou mesmo por acompanhá-lo nas redes sociais, provavelmente já formou alguma opinião sobre seu trabalho. É muito importante repassá-lo ao autor, porque isso ajuda para que a obra continue sempre evoluindo e agradando o público. Seja um elogio, crítica, reclamação ou sugestão, saiba que as chances são de que você vai acabar ajudando nesse processo.

3. Indique

A Plus Thumbs Up GIF by Nickelodeon

Tem algum amigo querendo dicas de leitura? Procurando um artista que faça ilustrações ou uma banda para sua festa? Essa é a hora de lembrar dos colegas artistas à sua volta. O “boca a boca” é importantíssimo porque não só divulga o trabalho mas também passa credibilidade — é muito mais fácil alguém contratar um serviço que não conhece se foi recomendado por um amigo. Mantenha os artistas independentes que você apoia em mente quando amigos precisam de indicações!

4. Visite seus eventos

Book Poster GIF

Na esperança de aumentar o conhecimento de sua marca, muitos artistas participam de feiras e outros tipos de evento onde podem divulgar e vender. Mesmo que não possa comprar algo, é importante que você compareça para mostrar seu apoio; isso nos incentiva a continuar e mostra que nosso trabalho é valorizado. Além disso, vai que aquela movimentação ao redor da mesa dele atrai mais gente pra lá?

5. Use os links associados

internet click GIF

Muitas pessoas que escrevem em blogs usam de uma recente ferramenta chamada links associados. Se você não conhece, ela é um meio de parceria entre plataformas de venda online e blogueiros. Eu, por exemplo, uso o da Amazon. Funciona assim: quando eu estou escrevendo um post e quero linkar para algum livro, eu vou na minha conta de associado e gero um link especial dele que inclui o meu ID de associado. Se você clicar nesse link e comprar o produto, eu posso ganhar alguns centavos como recompensa. Por isso, se você está pensando em comprar algo que te foi indicado nesses posts, confira se não existe algum link associado pelo qual você pode retribuir para quem te indicou.

Ah, e mais uma diquinha: apesar dessas táticas fazerem toda a diferença, no fim do dia, todos temos contas a pagar, né? Então, se possível, tente separar um dinheirinho para o lançamento do artista ou alguma compra simbólica. Só não peça de graça!

[Foto de cottonbro no Pexels]